🎮 EA GAMES: DESAFIA TUDO

No dia 27 de maio de 1982, nascia a Electronic Arts. Um nome bem pomposo, que até parece uma galeria de arte moderna. Mas, na verdade, trouxe-nos The Sims, FIFA, Battlefield e aquele eterno pensamento de: "Mas por que é que este jogo precisa de 300GB para instalar?!"

📅 27 de maio de 1982

Acordas. O céu está azul, os passarinhos cantam, e em algum lugar da Califórnia nasce… uma multinacional que te vai vender DLC até pelo menu de pausa.

Em 27 de maio de 1982, nascia a Electronic Arts.
Um nome pomposo, digno de parecer uma galeria de arte moderna.
Mas que, na verdade, entregaria ao mundo The Sims, FIFA, Battlefield, e aquele eterno sentimento de:
“Por que raio é que este jogo precisa de 300GB para instalar?!”

Durante algum tempo, a EA era a Apple dos jogos. Bonita, sedutora, cheia de promessas.
Depois virou tipo aquele ex que te liga só quando quer vender um pack de expansão de 199€ com três meias coloridas para o teu Sim.

🎯 Impacto real na economia criativa digital? Enorme, titânico, quase um boss final de influência.
A EA:

  • Profissionalizou o mercado de jogos digitais como produto global de entretenimento.

  • Transformou jogos em plataformas de narrativas interativas e experiências transmídia.

  • Popularizou modelos de monetização recorrente como DLCs, passes de temporada e microtransações (amo ou odeio, mas são referência de negócio).

  • Criou empregos em todas as frentes da economia criativa: designers, argumentistas, músicos, dobradores, artistas visuais e até sociólogos que estudam porque é que os Sims estão sempre a fazer xixi fora do vaso.

📊 Resultado: a indústria de jogos hoje vale mais que cinema e música juntos. E tudo isso com a ajuda daquela empresa que começou a vender jogos em disquetes num envelope bonito.

🕹️ Parabéns, EA.
Ajudaste a transformar um passatempo de porão num império cultural global.
E também numa máquina de loot boxes… mas vamos focar no lado bom.


🐲 Se criasses uma EA 100% ética e criativa hoje… qual seria o teu primeiro jogo? Um RPG da Reforma Tributária? Uma visual novel sobre burnout? Manda nos comentários!


💾 C.H.A.V.E. do Dia:

  • Criatividade: reinventar a forma de contar histórias com pixels.

  • História: entender os bastidores das grandes indústrias criativas.

  • Autonomia: criar os teus próprios jogos, projetos e empreendimentos.

  • Visão: perceber tendências e oportunidades no universo dos jogos.

  • Engajamento: participar ativamente da cultura gamer e das suas comunidades.

Não pares agora

Vê também

Cursos

Aventuras Sustentáveis nos Oceanos I T01.EP01

Bem-vindo à "Aventuras Sustentáveis nos Oceanos", uma jornada épica pelos mistérios e maravi...

Deck da Economia Criativa | T03

👽💬 Todos os dias, recebe a tua carta com uma dica ou área da Economia Criativa Digital. Sã...

Deck da Economia Criativa | T02

👽💬 Todos os dias, recebe a tua carta com uma dica ou área da Economia Criativa Digital. Sã...
Fala com o Dex