🍄👨‍🔧 HOJE NA HISTÓRIA – 25 de abril de 1983

🚨 Neste dia, a Nintendo lançou oficialmente “Mario Bros.” no Japão. Um jogo que, à partida, era sobre encanadores que lutavam contra tartarugas em esgotos cheios de... fogo. Na prática? Foi o início do maior fenómeno da história dos videojogos.

Dois irmãos italianos entraram num cano.
E saíram diretos para a história da cultura pop.

🚨 Neste dia, a Nintendo lançou oficialmente “Mario Bros.” no Japão.
Um jogo que, no papel, era sobre encanadores que lutam contra tartarugas em esgotos infestados por… fogo.
Na prática?
Foi o começo do maior fenómeno da história dos videojogos.


🎮 Com pixels limitados e ideias ilimitadas, Shigeru Miyamoto criou Mario e Luigi.
Eles não só salvaram princesas:
✅ Salvaram a indústria dos jogos do colapso dos anos 80.
✅ Moldaram a infância de bilhões.
✅ Criaram um império transmediático (jogos, filmes, parques, t-shirts, emojis…).


💡 E o que é que isso tem a ver com economia criativa digital?

TUDO.

  • Criou modelos de negócios que se multiplicam até hoje.

  • Popularizou IP como ativo valioso.

  • Transformou narrativas em jogabilidade.

  • E provou que um bom jogo pode ser mais forte que qualquer discurso.


🎯 Moral do cano:
Uma boa ideia com um bom gameplay pode salvar reinos.
E talvez até te tornar um ícone por gerações.


👾 Queres criar o teu próprio jogo, mundo ou personagem que salta em blocos e marca a cultura?
Faz parte da nossa comunidade e desbloqueia o poder do cogumelo criativo.

#HojeNaHistória #MarioBros #NintendoPower #GameDesign #CulturaPop #EconomiaCriativa #CriatividadePixelada #PlumberVerse

Não pares agora

Vê também

Cursos

Aventuras Sustentáveis nos Oceanos I T01.EP01

Bem-vindo à "Aventuras Sustentáveis nos Oceanos", uma jornada épica pelos mistérios e maravi...

Deck da Economia Criativa | T03

👽💬 Todos os dias, recebe a tua carta com uma dica ou área da Economia Criativa Digital. Sã...

Deck da Economia Criativa | T02

👽💬 Todos os dias, recebe a tua carta com uma dica ou área da Economia Criativa Digital. Sã...
Fala com o Dex